Na constante busca por um mundo mais equilibrado, Leca Araujo funde ecologia e diversos temas sociais com autenticidade e profundidade.
Com um espírito alquimista, a artista faz esta mistura de maneira sutil e harmônica, combinando diferentes tipos de tintas e texturas em uma mesma obra, com materiais reciclados diversos, através de técnica mista.
Os traços e a escolha dos materiais em cada obra trazem em si diversos estudos e pesquisas inerentes da arte conceitual.



Na série "As Marias', os cabelos espelham a singularidade de cada perfil retratado.
O preto sobre preto traz a reflexão sobre "ser igualporém diferente". Desafios iguais, com particularidades diferentes. Sentimentos iguais, com intensidades diferentes. "Porque cada ser humano é único", afirma a artista.
"Eu retrato diversos perfis femininos brasileiros (negras, brancas, amarelas, Marias, Clarices, Teresas, etc...) como se todas fossem negras e se chamassem Marias, propositalmente para trazermos as mulheres brasileiras para um contexto comum e ali falarmos da beleza e das diferenças de cada uma, que na realidade não está na aparência e sim na alma", conclui Leca Araujo.