Eu cresci em uma família de arquitetos e designers, e por essa razão tive acesso muito cedo a diferentes tipos de arte, materiais e medias.

Meu primeiros trabalhos, por volta dos 10 anos de idade, traziam carvão sobre papel, pirogravura e pintura à óleo sobre eucatex, num estilo mais clássico.

 

Mas sempre ouvi que a arte nunca ia pagar minhas contas, então fui exercer minha criatividade em outros mundos paralelos, como o da tecnologia.

 

A essa altura a arte pra mim era só beleza.

Em 2011 ela começou a ter um novo sentido pra mim, uma busca de mim mesmo, e foi aí que comecei os meus primeiros traços contemporâneos, sem saber direito o que eu aportava.

Foi nesse ano que surgiu o primeiro ensaio da série "Les Jardins" : "Os invertebrados".

 

O nascimento do meu filho Luca, assim como a perda dos 2 antes dele, me motivaram a usar a arte como ferramenta para fomentar a construção de um mundo mais equilibrado.  Nesse momento senti a necessidade de incorporar elementos reciclados e temas sociais.

Não classificaria meu trabalho como sustentável ou ecológico, mas como um apelo ao equilibrio neste mundo de dualidades.

 

Minha definição de mundo sustentável vai muito além de ecologia e respeito à natureza, mas inclui sobretudo o respeito pelo próximo e por si mesmo. Para mim não existe mundo ecologicamente equilibrado se ele não for também humanamente equilibrado.

 

Leca Araujo - contemporary art
Leca Araujo - contemporary art

press to zoom
Leca Araujo - contemporary art
Leca Araujo - contemporary art

press to zoom
Leca Araujo - contemporary art
Leca Araujo - contemporary art

press to zoom
1/2
Primeiros trabalhos - 1985
IMG_2678_edited.jpg
IMG_2679 (1)_edited.jpg
Trabalhos atuais
Capacete Malala.jpg
Huile sur toile et des matériaux de récupération

Atualmente Leca vive na Suíça.

Com participação em bienais e exposições em diversos países, a artista é engajada em muitos projetos culturais, como « L'Aquarelle Durable », que tem como objetivo disseminar a ideia de um mundo equilibrado através da arte entre as crianças.